4

Mas raio...

Posted by Q. on 11:36

Após uma visita do Fractalview ao poiso novo aqui do Q., em que o primeiro apontou ao ultimo, insistentemente, que aquilo precisava de uma limpeza, uma coisa ficou a moer-me a cabeça. No meu trem de cozinha (homem de posses) Silampos (posses 560, made in Portugal) há um ....wok. O facto espantou o Fractalview sobremaneira. Agora que penso nisso....Que raio é um wok? Uma frigideira que estudou? Uma panela transformista? Um chapéu de chinês de palha com que se costuma ver os chineses nos filmes que se emancipou? Para que serve aquilo? Sugestões de receitas e outros possiveis usos são bem-vindas.

4 Comments


Bem, pelo que me diz o "stor" Wikipedia (douta fonte de conhecimento para quem diz que sabe, "mas deixa lá confirmar..."), um wok é simplesmente uma panela chinesa com um aspecto exótico.
Acredito, que há um chinês "novo rico" a esfregar as mãos de contente e a pensar "nem acredito que estes atoleimados [palavra do dia] caíram na nossa conversa. As deles até são melhores, são redondas. Se pelo menos tivéssemos um compasso naquela altura..."


Pensando um pouco sobre esta temática tão cativante como um wok, e não tendo absolutamente mais nada para fazer, tive um momento de breve inspiração (espirrei e passou-me).


Ah! Já me lembrei (obrigado anúncios da televisão).

Se eu fosse consultor publicitário de uma empresa que vendesse "Woks", utilizaria a música "Wok this way" dos Aerosmith ou "Wok of life" dos Dire Strais nos anúncios da tv e/ou rádio.

Utilizaria, também, imagens do filme "Wok the line", mas não sei o que Johnny Cash tem que ver com panelas chinesas...

Talvez "Dead Man Woking" revelando os perigos de um uso imprudente do instrumento de culinária...


Um trem Silampos!?
Dá deus nozes a quem nao tem dentes... Desde puto que sonho com um trem Silampos e ele dá-to a ti... Bah, nao há deus!

Com um wok podes fazer cozinha, p. ex., tailandesa. Como a massagem, mas em cima do fogo.
Ou entao faz assim:
Um bocadinho de azeite (do 560, claro), uma cebola aos bocadinhos (ou as tiras, se for esse o teu tipo).
Deixas apurar a cebola (as primeiras 14 vezes, sai sempre crua. Depois comecas a apanhar o jeito).
Juntas-lhe, quica, uma mancheia de cogumelos frescos laminados e um tomatinho ou dois, bem sumarentos e maduros, sem pele e cortados aos bocadinhos.
Quando apurar mais um coto, deitas o atum (de lata, o freco só se usa em Inglaterra) escorrido e um bocado de polpa de tomate (fazes a olho). Deixas borbulhar no minimo ao mesmo tempo que deitas sal e pimenta preta. Podes até adicionar oregaos.
Quando achares que está bom (as primeiras 18 vezes sai sempre cru) deitas o parmesao ralado e desligas o fogo. Ou apagas, conforme.
Serves a acompanhar uma massinha (a massa nao se quer só).
E voilá! Refeicao no wok!
Tambem deve dar para fazer sopa mas precisa de uma tampa.

Copyright © 2009 PDQC - "Partido Dos Que Comem" All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.