2
Champignon (ou) Enquanto ouvia Robert Johnson - The Complete Recordings
Posted by Q.
on
11:06
Ponto prévio: O postante que posta este post tirou um curso de línguas. Uma delas é falada fluentemente por miudos de 4 anos em Inglaterra, a outra há pessoas em Portugal de 20,21 anos que não a sabem escrever. Fosse hoje e este postante escolheria um curso de marketing ou de Gestão.
Ponto prévio-a sequela: Este post ofenderá muito boa gente e relembrará épocas em que este postante tirou negativa a Educação Religião e Moral Católica; ouviu sua catequista dizer que Jesus adivinhou que iria haver discotecas e escreveu na Bíblia que era proibido lá ir; com a idade de 6 perguntou a outra catequista se deus estava em todo o lado e perante resposta afirmativa esboçou um "biqueiro na atmosfera" e orgulhosamente disse: "Dei um chuto no cu de deus"
São crianças que nunca o foram, condenadas a uma vida de sofrimento, fome e trabalho. São pastores, mas também eles fazem parte de um rebanho que nunca o deixará de ser. No momento em que esta história se passa, Teófilo Braga e Bernardino Machado são os pastores das ovelhas que habitam entre Minho e Algarve.
De seu nome Lúcia, Francisco e Jacinta, caminham estremunhados guiando as ovelhas em direcção a Cova de Iria. Não pense o leitor que estão estremunhados por serem crianças e, como é conhecido, gostarem de permanecer no leito implorando a suas mães por mais 10 minutos de sono e sonhos. Bocejam por ser 5 da manhã de um dia primaveril de Maio, dia 13 para ser mais exacto. Ficar na cama mais tempo para quê? Não há sonhos nem para 5 minutos de sono....
Lúcia vai à frente, é a mais velha dos três. Francisco e Jacinta demoram-se colhendo amoras silvestres e tentando apanhar borboletas ou vaga-lumes que maravilham os resquícios de crianca que ainda têm dentro de si.
-Lúcia, olha este vaga-lume que topei!
- Francisco, deixa-te de brincadeiras, bota atenção nas ovelhas que nos fogem.
Há muito que Lúcia deixou de prestar atenção a vaga-lumes, a borboletas e inveja Franciso por ainda não lhe terem tirado isso. Francisco, chora e esfrega a face onde Lúcia lhe desferiu sonora chapada. Houvesse justiça e logo se ouviria o terceiro movimento da sonata nº 2 para piano em si bemol menor, op. 35 de Fréderic François Chopin, mais um pouco da criança que Francisco ainda era...morreu.
Chegados ao pasto, as ovelhas paciente e obedientemente ruminam, a prima e os irmãos estrategicamente colocados vigiam as ovelhas e rezam para que os lobos não apareçam.
Está o sol ponto mais alto de sua viagem que se repete desde o princípio dos tempos e logo Lúcia distribui entre todos o parco farnel que sua mãe preparou: uma bocada de broa para cada um, uma porção de algo que entendem como carne, mas que mais não é do que o couro do porco com gordura. Sentam-se, olham as ovelhas, comem e bebem o vinho que a mãe de Franciso e Jacinta mandou. Acabada a refeição, repete-se o ritual que mais uma vez mostra que as crianças que poderiam ainda ser, há muito partiram. Ajoelham-se e rezam o terço.....
"Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao
deserto, a fim de ser tentado pelo Demónio. Jejuou quarenta
dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador
aproximou-se e disse-lhe: "Se és Filho de Deus, diz
a estas pedras que se transformem em pães". Jesus respondeu-
lhe: "Está escrito: 'Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus'"
Mt. 4, 1-11
Acabam de rezar o terço e ainda têm fome, olham as pedras e realmente se estas fossem pães agradeceriam.... Tá visto que a palavra que sai da boca de deus é pobre em hidratos de carbono e gorduras polinsaturadas. Francisco olha uns cogumelos que despontam na base de uma azinheira. Colhe-os e mostra-os a seus colegas de pastoreio. Há receios, é certo e sabido que alguns cogumelos são perigosos e fazem quem os come delirar e ficar doente. Há receios, mas também há fome , que, embora sendo uma companhia diária desde que Lúcia , Francisco e Jacinta se conhecem, não é a mais agradável das companhias. Comem os cogumelos.....
(...........)
-Que dizes tu que viste Lúcia?
- Uma senhora mais brilhante que o Sol......
Quase cem anos passaram, mas o rebanho nunca deixou de o ser, a única diferença é que já não vai do Minho ao Algarve, mas do Minho ao Allgarv. Apascenta-o Sócrates e Cavaco Silva. Há os shoppings, há os estádios de futebol e há o sítio onde há uma igreja que custou 60 milhões de euros. Cova de Iria nunca deixou de ser local de pastoreio, a única diferença é que os pastores que lá pastam seu rebanho comem bem mais do que uma bocada de broa e o couro do porco com gordura......