1

(A minha) Receita da semana (é) Borreguinhos com Azeite à Alentejana

Posted by SomNaCaixa on 18:34 in , , ,


Tenho estado em modo de reflexão (tanto quanto me é permitida) há já algum tempo a contemplar um assunto que me tem deixado perplexo.

O blog que dá a entender ao mundo a ideologia especial e específica do PDQC, a janela que permite o glutão curioso mirar outros da sua espécie, a linguagem que nos permite contactar num diálogo todo importante e só nosso, nunca na sua existência publicou uma receita de cozinha de forma a partilhar com os apoiantes adeptos e comilões do PDQC.
Pois, isso acaba hoje e, sim, serei eu a fazê-lo com (A minha) Receita da semana (é) Borreguinhos de Azeite à Alentejana!!!

Aqui fica: Borreguinhos de Azeite à Alentejana


Ingredientes:
Para 6 pessoas

meio borrego muito novo ;
4 dentes de alho ;
sal grosso ;
pimenta em grão (6 bagos) ;
2 dl de azeite
Confecção:

Corta-se o borreguinho em bocados pequenos, que se barram com uma papa feita com os alhos pisados com sal grosso e a pimenta em grão. Deixam-se ficar assim umas horas. Depois colocam-se numa frigideira e regam-se com azeite. Tapa-se esta e coloca-se sobre lume muito brando. De vez em quando vai-se sacudindo sem a destapar.
Quando não se sentir líquido destapa-se; se o suco da carne tiver desaparecido e o borreguinho se apresentar louro, está pronto.

fonte: portugal.gastronomias.com



Quero desde já anunciar que, sim, eu tentei e para parafrasear o novo presidente-eleito dos EUA, que será empossado amanhã: "YES, I CAN!"

Ele que tenha tanto sorte na sua presidência como eu tive a preparar este pitéu.

1 Comments


Ora bem...depois de muito tempo, em que a conjuntura internacional de crise e a procura incessante de um futuro melhor para a juventude de amanhã me impediu de comentar tão acutilante post, surge a hora: como é possível haver alas tão diferenciadas num partido?Enquanto Q., qual Manel Alegre, escreve que nem um desalmado mas não consegue fritar rissóis (eu sei e tenho fotos a prová-lo), a ala mais recente desta organização estreia-se com posts de qualidade indubitável, aos quais alia uma qualidade até agora pouco explorada nos membros do PDQC: a art-de-la-table-faça-você-mesmo-já-que-senão-come-comida-de-micro-ondas-do-Lidl. Tudo bem, eu próprio tenho uns parcos talentos que, em vez de distribuir e colher juros (como o da Bíblia), utilizo junto das panelas. Tudo bem, o Q. faz umas sobremesas de estalo, utilizando o grão-mestre dos toppings - o "Micau"- embora ande a prometer há muito uma inovação neste domínio. Tudo bem, o AJOG já provou ser um verdadeiro Jamie Oliver, não só pelo talento para, entre outras iguarias, elaborar a sempre árdua bruschetta, como pela maneira como lambe os dedos para ver se o molho está bom. E agora, eis que surge alguém que, do nada, se dedica a elaborar um prato verdadeiramente desafiador: o "borreguinho com azeite à alentejana". Não, senhores, não é cabrito, é borrego. Não, camaradas, não é óleo Fula, nem caldo Knorr, é azeite (e quem sabe, será Oliveira da Serra com tampa Pop-up). Não, povo ignorante, não é à minhota, nem à Bulhão Pato, nem à Gomes de Sá, nem à Brás: é à Alentejana.
Tudo isto seria já passível de um lugar no Olimpo dos cozinheiros. Mas ele foi mais longe. Ele não tentou. Ele conseguiu.
Meus amigos, YES, HE CAN.

Copyright © 2009 PDQC - "Partido Dos Que Comem" All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.